Nossa página foi inspirada no Departamento de Judô Feminino da Kodokan, chamado de Joshi Bu Kodokan, criada entre 1923 e 1926, pelo shihan Jigoro Kano. Neste departamento havia apenas mulheres, instruídas por alguns homens judocas de confiança de Jigoro Kano.
Neste primeiro espaço destinado exclusivamente ao ensino do judô para mulheres, Jigoro Kano desenvolveu um judô voltado para os kata, para o estudo das técnicas sem randori, onde poderia colocar em prática a máxima do Seiryoku Zenyo, ou seja, onde se aplicaria o menor uso de força com o máximo de eficiência. Keiko Fukuda escreveu que Jigoro Kano sempre falava que se quisessem conhecer o verdadeiro judô, da máxima eficiência com o mínimo de esforço, deveriam ir ao Joshi Bu.
Foi também no Joshi Bu da Kodokan que Katsuko Kosaki conquistou a faixa preta, a primeira concedida a uma mulher, assim como Masako Noritomi foi a primeira mulher a conquistar o 2º dan.
O departamento de Judô Feminino do Kodokan, o Joshi Bu Kodokan, durou por muitas décadas e resistiu inclusive aos bombardeios da II Guerra Mundial. Hoje, este departamento não existe mais oficialmente, embora existam dojos separados para homens e mulheres, mesmo que não exista qualquer restrição às mulheres quanto a aplicação das técnicas.
Nossa inspiração para criar esta página está na resiliência e trajetória do Joshi Bu do Kodokan, e é uma homenagem a todas as mulheres, que através da coletividade, desenvolvem o judô feminino.
Por isso somos JOSHIBUCOLETIVO, um grupo formado por judocas mulheres de diferentes Estados do Brasil.
#JoshiBu #JoshibuColetivo #JudoFeminino #EquidadeDeGênero
_____________________________
REFERÊNCIAS:
📌 https://www.ijf.org/news/show/women-judo-the-pioneers-1
📌 SOUZA, Gabriela Conceição de; MOURÃO, Ludmila. Mulheres do tatame: O judô feminino no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2011.
📌 HIRANO, Kumiko. Reflections of Keiko Fukuda. True Stories from the Renowned Judô Grand Master. Middletown: Universe, 2018.
📌 FUKUDA, Keiko. Ju no kata. Expanded from Born for the Mat. A Kodokan Kata Textbook. California: North Atlantic Books, 2004.